Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 3.1/5 (63 votos)







Partilhe esta Página





Total de visitas: 4331
Equipamentos de Refrigeração do Ar
Equipamentos de Refrigeração do Ar

 

 

Equipamentos de refrigeração do ar

Esquema de um ar condicionado do sistema VRV.

Cada sistema de ar condicionado, inclui equipamentos de refrigeração destinados a arrefecer e a desumidificar o ar a ser tratado ou para resfriar a água que é enviada para as unidades de tratamento de ar. Todos estes sistemas funcionam com base no ciclo de refrigeração.

Segundo o tipo dos seus equipamentos de refrigeração do ar, os sistemas de ar condicionado classificam-se em dois grandes grupos: de expansão direta e de expansão indireta (água refrigerada).

Expansão direta

Os equipamentos de expansão direta caraterizam-se por disporem de serpentinas ondeexpande um fluido refrigerante - absorvendo calor e arrefecendo o espaço em redor - que são atravessadas pelo ar a tratar, o qual é refrigerado pelo contato direto com elas.

Podem ser usados equipamentos compactos autocontidos que são aqueles que reúnem, numa única caixa ou unidade, todas as funções requeridas para o funcionamento do ar condicionado. A totalidade do ciclo de refrigeração é realizada no interior da caixa do equipamento. Exemplos destes tipos de aparelhos, são os comuns ares condicionados individuais de janela ou os do tipo roof top unit (unidades compactas de cobertura) ou RTU com maior capacidade, que permitem a distribuição de ar mediante condutas.

Os equipamentos split (separado) diferenciam-se dos sistemas compactos por estarem divididos em duas unidades ou caixas separadas, uma situada no exterior e outra no interior do local a climatizar. Esta separação tem como objetivo dividir as fases do ciclo de refrigeração, ficando a fase de evaporação no interior e a fase de condensação no exterior. Ambas as unidades estão unidas entre si, através de tubos por onde circula o refrigerante.

Os sistemas multi split constituem uma variante dos sistemas split. Dispõem de uma única unidade de condensação exterior, à qual se podem ligar duas ou mais unidades de evaporação interiores. Desenvolveram-se equipamentos deste tipo que permitem colocar uma grande número de unidades de evaporação, mediante a regulação do fluido refrigerante, as quais são conhecidas por "VRV (volume de refrigerante variável)".

Todos estes sistemas empregam ventiladores para fazerem circular o ar que arrefece o condensador e o ar que é tratado e arrefecido para ser introduzido no interior. Também existem sistemas refrigerados a água, nos quais a condensação do refrigerante é produzida mediante água em circulação através de bombas e tubagens, empregando uma torre de arrefecimento.

Expansão indireta

Este tipo de sistema utiliza unidades de produção de água refrigerada (chillers), água essa que é distribuída pelos vários equipamentos de tratamento do ar, como as UTA, as UTAN ou os ventiloconvectores (fan-coils). Nestes equipamentos, existe uma serpentina - por onde circula a água fria - que é atravessada pelo ar a tratar, que em contacto com ela arrefece.

Quais os modelos de condicionador de ar?

 

Existem modelos para utilização comercial e residencial.

 

 A linha  comercial são produtos que necessariamente precisam de um projeto e especificações.

 

A linha  residencial são produtos da categoria janela, split ou VRF.

 

 

 

O que é o condicionador de janela?

 

Estes são os aparelhos compactos, produto com um corpo único, que pode ser instalado na parede ou na janela, hoje estes produtos já possuem um baixo consumo de energia. Não são tão silenciosos quanto a linha Split, porém os modelos novos já tem um ruído menor. O evaporador e o condensador ficam juntos dentro do mesmo gabinete. Equipamento com algumas restrições para instalação em determinados edifícios ou residências, como por exemplo, alteração de fachada.

 

 

 

O que é o condicionador de ar split?

 

O sistema split é divido em duas ou mais unidades. Uma unidade externa (condensadora) e uma ou mais unidades internas (evaporadora).A ideia deste produto é diminuir o nível de ruído do aparelho dentro do ambiente, pois o compressor, que é o item com maior nível de ruído, fica na unidade externa (condensadora). A interligação entre as unidades é feita através de uma tubulação frigorífica, utilizando cobre ou alumínio.

 

 

 

Unidade Externa (condensadora): destinada a mudança do estado do gás refrigerante para líquido, instalada externamente em local de fácil acesso, e distância pré-definida pelo fabricante do equipamento.

 

 

 

Vista Explodida - Unidade Condensadora

Unidade Interna (evaporada): destinada ao resfriamento do ar no local a ser condicionado. 
Podem ser instaladas em paredes (HI-WALL), no piso (PISO/TETO), sob o forro (PISO/TETO), semi-embutida no forro (CASSETE), embutidas no forro (DUTO).

Vista Explodida Unidade Evaporadora